Caminhões não existem em apenas um tamanho ou forma. Seu tamanho e construção variam para atender às mais diversas demandas de transporte. Para facilitar na classificação e diferenciação entre os caminhões, são usados termos como truck, trucado, traçado, que podem deixar muitos caminhoneiros ou curiosos em dúvidas.
Como é feita a classificação dos caminhões?
O nome e a classificação dos caminhões é feita de acordo com a quantidade de eixos do veículo, podendo influenciar também a quantidade de rodas do caminhão.
O que é o eixo do caminhão?
O eixo do caminhão é um tipo de eixo cardã, responsável por transmitir a tração do motor para as rodas. Basicamente, são dois (ou mais) tubos, unidos por uma (ou mais) junta especial que possibilita os tubos girarem e transmitirem essa força motriz para as rodas.
O que é o caminhão toco?
Também conhecido como caminhão semi-pesado. Tem um eixo simples na carroceria (um eixo frontal), e um traseiro (para as rodas traseiras), simples. É o caminhão mais simples, geralmente o modelo de entrada para muitos caminhoneiros. Sua capacidade é de até 6 toneladas, com peso bruto de até 16 toneladas, e comprimento máximo de 14 metros. Também chamado de camnhão 4×2.
O que é caminhão traçado?
O caminhão traçado é o caminhão que tem 3 eixos, sendo 1 deles dianteiro, e 2 deles traseiros e com tração. Também chamado 6×4. O nome traçado é dado porque é um veículo de dois eixos de tração nas rodas traseiras.
O que é caminhão trucado/truck?
Quando o veículo tem dois eixos, um eixo é adicionado atrás do eixo motriz, isto é, o eixo que sai diretamente do motor (sempre o traseiro). O terceiro eixo serve para melhorar a estabilidade do caminhão e suportar mais carga, e não receberá qualquer força motriz do motor. Também chamado de caminhão 6×2. Tem uma capacidade entre 10 a 14 toneladas, um peso bruto máximo de 23 toneladas, e comprimento de 14 metros.
O que é o caminhão bi-truck?
É o nome dado para o caminhão com 4 eixos, sendo os 2 eixos dianteiros direcionais. O caminhão é do tipo 8×2 ou 8×4.
O que é o caminhão 3/4?
O caminhão 3/4 é o nome popular e antigo dado para caminhões pequenos, como o clássico Mercedes 608.
Veículo Urbano de Carga (VUC)
Caminhões de menor porte, com largura máxima de 2,2 metros, comprimento máximo de 6,3 metros, e limite de emissão de poluentes, com capacidade para 3 toneladas. Voltado para uso em áreas urbanas.
O que é o cavalo mecânico? E a carreta?
Até agora não falamos sobre isso, porque na verdade, não são tipos de caminhões. São termos específicos.
A carreta é a parte que possui o motor, rodas de tração e a cabine do motorista. A oura parte recebe o nome de carga. A parte motriz recebe o nome de cavalo mecânico, que pode ser acoplado a diferentes tipos de conjuntos como:
- Cavalo Mecânico ou caminhão extra-pesado: pode ser engatado em carretar e semi reboques de vários tipos
- Cavalo Mecânico Trucado ou LS: tem eixo duplo no conjunto, carregando mais peso.
- Carreta 2 eixos: um cavalo, e um semi-reboque com 2 eixos. Peso bruto máximo de 33 toneladas e comprimento máximo de 18,15 metros.
- Carreta 3 eixos: cavalo mecânico simples (2 eixos) e um semi-reboque com 3 eixos. Peso bruto máximo de 41,5 toneladas e comprimento máximo de 18,15 metros.
- Cavalo trucado: um cavalo mecânico trucado e um semi-reboque com 3 eixos. Peso bruto máximo de 45 toneladas e comprimento máximo de 18,15 metros.
- Bitrem ou treminhão: combinação de veículos de carga composta por um total de 7 eixos, permitindo o transporte de peso bruto total de 57 toneladas. Semi-reboques podem ser tracionados por cavalo-mecânico trucado.
- Rodotrem: combinação de dois semi-reboques com total de 9 eixos para transportar 74 toneladas. Os semi reboques são interligados por um veículo intermediário (Dolly). O veículo deve ser tracionado por cavalo mecânico trucado. Para rodar, seu trajeto precisa ter Autorização Especial de Trânsito (AET).
E a quantidade de pneus nos caminhões?
Ela não está relacionada com a classificação do mesmo. Está mais relacionada ao peso bruto do veículo. O nome conhecido é “rodado duplo” e “rodado simples”, e as rodas serão especificadas de acordo com o manual do veículo. A maior quantidade de pneus também proporciona maior estabilidade ao caminhão, e maior segurança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário