O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) apresentou a versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) em Minas. Os documentos obrigatórios para a condução de um veículo - o CRLV e a Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH) - estão disponíveis no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que pode ser baixado gratuitamente pelo motorista. O procedimento de obtenção do CRLV e da CNH digital é 100% online. Não é necessário o comparecimento ao Detran-MG.
A digitalização é opcional e os motoristas ainda vão receber a versão impressa. No entanto, de acordo com o presidente da Codemge, Rodrigo Paiva, o processo de digitalização dos documentos pode representar economia para o Estado na ordem de R$ 100 milhões. Atualmente, o estado gasta apenas com o envio do documento impresso pelos Correios R$ 49 milhões.
Para obter o aplicativo, basta ao motorista acessar as lojas de aplicativos (Google Play e App Store) e baixá-lo sem nenhum custo. Na sequência, é necessário fazer o cadastro que é rápido e fácil. A delegada lembra que a versão digital pode ser mais prática e é bastante segura. "A nova versão traz mais comodidade para o cidadão, que não precisa mais estar com o documento físico para conduzir o veículo. Ele pode utilizar o documento digital por meio do aplicativo que ele baixa no celular e ele tem a mesma validade do documento físico", diz a delegada.
Segurança
O documento digital é protegido por uma senha dea cesso de quatro dígitos, exigida para o login na Carteira Digital de Trânsito. O acesso também pode ser feito com a impressão digital do usuário nos dispositivos móveis que possuem leitor de biometria.
A autenticidade do documento é grantida pelo QR Code, que pode ser lido para verificar se h´alguma falsificação do documento durante uma fiscalização de trânsito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário