Incidente
No módulo Fretes, ao enviar um CT-e para autorização, é apresentada a mensagem de rejeição: Tipo de Serviço inválido para o tomador informado.
Causa
Esta rejeição é apresentada, pois o tomador do serviço é emitente de CT-e, é contribuinte de ICMS, possui CNPJ base diferente do remetente e destinatário do CT-e e o Tipo do Serviço do CT-e é normal.
A rejeição está prevista conforme determinado no Manual de Orientações do Contribuinte - Padrões Técnicos de Comunicação - Versão 3.00 - Julho/2016, página 45, código G79:
Solução
Para que o CT-e seja autorizado sem apresentar a rejeição, realize os passos a seguir:
1. Acesse CT-e / Processamento e filtre pelo CT-e que apresentou rejeição;
2. Selecione-o e clique em Ação / Visualizar Dados do CT-e;
3. Na aba Geral, no campo Tipo documento, verifique o código do tipo de documento utilizado;
3.1 Caso o CT-e não possua Tipo de Documento informado, será necessário realizar o cadastro de um tipo de documento em que o tipo de operação seja diferente de "Normal" e seja de um dos tipos: "Subcontratado" ou "Redespacho" ou "Redespacho Intermediário".
Para maiores detalhes/informações sobre como cadastrar um tipo de documento, verifique o artigo: Fretes - Como realizar o cadastro de tipo de documento.
3.2 Caso o CT-e possua Tipo de Documento informado e este esteja configurado com tipo de operação "Normal", selecione o tipo de Documento verificado no passo 3 e clique em Editar;
3.3 No campo Tipo, informe um tipo de operação diferente de "Normal" e que seja de um dos tipos: "Subcontratado" ou "Redespacho" ou "Redespacho Intermediário" e grave as alterações;
4. Acesse CT-e / Processamento e filtre pelo CT-e que apresentou rejeição;
5. Selecione-o e clique em Ação / Remover do lote;
  • Para CT-es digitados manualmente
1. Acesse CTRCs / Digitação e filtre pelo respectivo CTRC;
2. Edite-o e no campo Tipo documento informe o tipo de documento criado ou alterado nas orientações sobre tipo de documento no início deste artigo;
3. Verifique que será habilitada a aba Documentos Anteriores;
4. Realize o preenchimento das informações na aba habilitada e grave o CTRC;
5. Acesse CTe / Processamento / Filtre pelo CTe que apresentou a rejeição e gere novo lote de envio.
  • Para CT-es calculados através de grupo de notas
1. Acesse CTRCs / Digitação e filtre pelo CTRC em questão;
2. Clique no botão ZOOM e verifique o grupo de notas na aba N.F. Transporte;
3. Acesse Notas Fiscais / Grupo e filtre pelo grupo de notas verificado no passo 1;
4. Selecione o grupo de notas em questão e cancele o cálculo do mesmo através do botão Cancelar;
5. Selecione o grupo novamente e clique no botão Editar;
6. Verifique a(s) Nota(s) Fiscal(ais) do grupo de notas que deu(deram) origem ao CT-e que foi rejeitado, insira no campo Tipo de documento o tipo de documento criado nas orientações iniciais do artigo e salve as alterações;
7. Selecione o grupo de notas em questão e clique no botão Calcular;
8. Acesse CTRCs / Digitação e filtre pelo CTRC criado a partir do cálculo do Grupo de Notas;
9. Verifique que será habilitada a aba Documentos Anteriores;
10. Realize o preenchimento das informações na aba habilitada e grave o CTRC;
11. Acesse CTe / Processamento / Filtre pelo CTe que apresentou a rejeição e gere novo lote de envio.

Atenção! Antes de realizar qualquer alteração verifique o impacto que poderá causar nos lançamentos futuros. Caso necessite configurar um novo Tipo de Documento para realizar esta operação/processo, solicite apoio de um consultor ou entre em contato com responsável pelo processo dentro da sua empresa.
V