Tenha absoluta certeza de que seu computador ou notebook tenha uma placa de rede wireless. Note que a maioria dos notebooks têm placas de rede wireless, mas a maioria dos desktop não contam com este recurso, portanto, verifique se o seu aparelho tem uma placa que é capaz de conectar-se em redes sem fio.
Se o seu aparelho cumpriu o requerimento acima, certifique-se de que sua placa de rede wireless suporta o recurso de “Rede hospedada” do Windows 10, para saber faça o seguinte:
1 – Digite cmd na caixa de pesquisas do sistema para encontrar o “Prompt de comando”; Ao encontrar, clique com o botão direito do mouse sobre seu ícone e acesse a opção “Executar como administrador”;
2 – Dentro do Prompt de comando, digite o seguinte:
1
|
netsh wlan show drivers
|
1
|
Rede hospedada compatível: Sim
|
Um detalhe importante, certifique-se de que sua placa de wireless está ativa, caso contrário o comando acima irá indicar que não há nenhuma interface sem fio no sistema.
Se tiver desativada, faça o seguinte:
1 – Digite “ncpa.cpl” sem aspas na caixa de pesquisas do Windows 10 e pressione “Enter”;
2 – Dentro da janela “Conexões de Rede”, encontre sua placa de rede “Wi-Fi”, clique com o botão direito do mouse sobre a mesma e clique em “Ativar”;
3 – Certifique-se de que a rede “Wi-Fi” está ativa na área de notificações do Windows 10;
Pronto, agora vamos ao tutorial.
Compartilhando a Internet via Wi-fi no Windows 10
Agora que estamos seguros de que podemos configurar a rede hospedada do Windows 10, vamos primeiro criar o nosso AP Wireless virtual, ou seja, vamos criar uma conexão com nome e senha para que outros dispositivos que tenham conexão Wi-Fi possam se conectar ao nosso computador.Continuando com o “Prompt de comando” em modo “Administrador”, digite o seguinte:
1
|
netsh wlan set hostednetwork ssid=nomedarede key=senhadarede mode=allow
|
Para a senha, lembre-se do seguinte: A chave de segurança do usuário (senha) deve ser uma cadeia que tenha de 8 a 63 caracteres ASCII, por exemplo, uma senha ou 64 dígitos hexadecimais que representem 32 bytes binários. Em outras palavras, utilize letras e números e evite caracteres inválidos, como espaços, acentos, e coisas do tipo.
Agora podemos iniciar a rede para que ela comece a transmitir internet via Wi-Fi para outros dispositivos, para isso digite:
1
|
netsh wlan start hostednetwork
|
Veja bem, a conexão foi iniciada mais ainda não temos Internet sendo transmitida para ela. Neste caso, agora você vai precisar saber qual a conexão de rede do seu computador recebe a Internet.
Vou passar um truque simples para que você saiba exatamente qual a conexão de rede recebe a Internet no seu computador. Digite ncpa.cpl na caixa de pesquisas do Windows 10 e digite “Enter” e você verá todas as conexões de rede que estão presentes em seu computador.
Agora desconecte o cabo ou a conexão wi-fi para ver qual adaptador se manifesta na tela de “Conexões de rede”.
Perceba que estou recebendo a Internet via cabo de rede, portanto, a mensagem poderá ser diferente se você estiver recebendo a Internet via Wi-Fi.
Reconecte a conexão que você desconectou, clique com o botão direito do mouse sobre ela e acesse “Propriedades”;
Na aba “Compartilhamento”, marca a caixa “Permitir que outros usuários da rede se conectem pela conexão deste computador à Internet” e, em “Conexão de rede doméstica”, escolha a conexão que criamos com o recurso de “Rede Hospedada” do Windows 10. Note que, no meu caso, a conexão que criamos se chama “Conexão Local* 3”, pode ser que no seu caso ela tenha um nome diferente.
Agora vamos criar um arquivo .bat para iniciar esta conexão toda vez que ligarmos nosso computador, para isso digite “Notepad” na caixa de pesquisas do Windows 10 e clique sobre o bloco de notas.
Dentro do bloco de notas digite:
1
|
netsh wlan start hostednetwork
|
Reinicie o seu computador.
Quando o Windows 10 iniciar novamente, clique com o botão direito do mouse sobre o “bat” que criamos, e escolha a opção “Executar como administrador”;
Pronto, agora é só conectar seus dispositivos favoritos e navega à vontade na sua nova conexão de rede virtual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário